top of page

SERVIÇOS

Cirurgia da Coluna

 

A Lombalgia, patologia ortopédica dolorosa da coluna vertebral incide em 80% da população mundial com pelo menos 1 episódio de dor durante a vida.

 

A evolução do tratamento clínico e cirúrgico nas últimas décadas promovem importante melhora da qualidade de vida, prevenção de patologias progressivas e correção de deformidades.

 

O Centro Ortopédico da Barra está em condições de tratar pacientes portadores de:

 

  • Deformidades Vertebrais (Cifose, Escoliose e Espondilolistese);

  • Traumatismos (Fraturas);

  • Tumores;

  • Doenças degenerativas;

  • Síndromes compressivas radiculares e medular

Cirurgia da Mão

 

A mão está envolvida em um terço dos traumatismos do aparelho locomotor, e as suas seqüelas em acidentados do trabalho respondem por aproximadamente 50% das invalidezes permanentes. O aparecimento de novas técnicas e com avanços notáveis no tratamento de deformidades e traumatismos da mão e do membro superior, tem ajudado muito a pacientes quando são tratados por especialistas.

 

Diversas áreas da medicina se inter-relacionam co a cirurgia da mão, obrigando o médico que decide a fazer a especialidade ter conhecimento de Cirurgia Geral (fundamentos e técnicas); Ortopedia e Traumatologia (patologia e traumatismo músculo-esquelético);  Cirurgia Plástica (cobertura cutânea com retalhos em enxertos); Neurologia (lesões de nervos periféricos e plexo e plexo braquial, seqüelas paralíticas de origem cerebral, medular ou neuromuscular); Cirurgia Vascular (técnicas microcirúgicas que possibilitam revascularizações  e re-implantes); Reumatologia (prevenção e tratamento das deformidades articulares.

Cirurgia do Joelho

A queixa de dor na articulação do joelho é, sem dúvida, uma das mais freqüentes nos consultórios e clínicas ortopédicas,isso ocorre pela mesma ser uma das responsáveis pelo suporte de carga do individuo, além de ser pouco protegida, e por isso bastante vulnerável às lesões traumáticas.

 

Essencialmente, o joelho é constituído pelo osso da coxa (fêmur), que tem uma base constituída de duas saliências arredondadas (côndilos), assentados na parte superior e relativamente plana da tíbia. A patela é um osso pequeno e arredondado que fica sobre o sulco vertical entre os côndilos e dá força à articulação.

As principais causas de dor no joelho variam de acordo com a faixa etária do paciente. Nas crianças e adolecentes é muito comum as dores decorrentes de alterações no alinhamento dos membros inferiores (geno varo e geno valgo), desordens da patela (patela alta, hipermobilidade patelar, instabilidade femoro-patelar e condromalacia) e osteocondroses (Doeça de Osgood-Schlatter e Síndrome de Sinding-Larsen-Johansson).

 

No adulto, principalmente do sexo feminino, destacamos a Síndrome dolorosa patelo-femoral e a Condromalacia como causas freqüentes de dor no joelho. Nos praticantes de atividade física (regular ou não) é muito comum o surgimento de Tendinites, Bursites, Síndrome da banda íleo-tibial bem como as lesões traumáticas: ruturas meniscais ,ligamentares (Lig. Colaterais, cruzado anterior e posterior), lesões condrais e fraturas.

 

Por vezes, os meniscos podem apresentar alterações degenerativas (mais comuns após os 50 anos), o que fragiliza sua estrutura, ficando assim mais susceptíveis a lesões ocasionadas por entorses mais leves (não relacionados à prática de esportes).

 

Nos pacientes acima de 60 anos as alterações degenerativas da cartilagem intra-articular (Artrose) sem dúvida são responsáveis pelo maior número de queixas, porém com o aumento de praticantes de atividades físicas nessa faixa etária estamos cada vez mais nos deparando com lesões decorrentes de “over use” ou traumas.

Cirurgia do Ombro

 

O  ombro é a articulação de maior mobilidade do corpo humano e, como conseqüência, uma das mais vulneráveis. Está composta de 03 articulações sinoviais ( Gleno-umeral), (Acrômio Clavicular e Esterno Clavicular),3 sistemas, osteotenoligamentares de  deslizamento ( subacromial,úmero bicipital e escapulotoracica ),14 ligamentos e 19 musculos é fundamental a perfeita   integridade e funcionalidade destas estruturas para um movimento normal do ombro.

 

As queixas mais freqüentes dos pacientes com doenças do ombro são:

A dor, que segundo suas características ( intensidade, duração e evolução) pode ter como causa lesões do manguito rotador(tendinoses ou rupturas), tendinite calcarias, capsulite adesiva, doenças articulares degenerativas, doenças infecciosas ou lesões de origem traumática.

 

As instabilidades, que podem ter origem traumática em pacientes jovens, com grande  índice de recidivas e nos idosos que estão associadas com rupturas do manguito rotador. As  instabilidades de origem microtraumatica decorrem movimentos repetitivos comuns nos nadadores.As instabilidades  atraumaticas  acometem   pacientes com variações anatômicas  que predispõem a lesões osteoligamentares.

 

Atualmente estas patologias, precisam de uma avaliação e conduta de tratamento adequado, sendo possível precisar de tratamento conservador (Fisioterapia, Reeducação da  pratica de Esporte) ou tratamento cirúrgico, por técnicas de artroscopia ou aberta,  à fim  obter um bom resultado funcional.   

Cirurgia do Pé

 

Os problemas com os pés são bastante frequentes no sexo feminino. Um dos fatores que mais colaboram é o uso de certos calçados inadequados por certo período.

 

Dentre os problemas mais comuns no nosso dia a dia estão os joanetes, as calosidades, os esporões e as tendinites. No sexo masculino também aparecem, com menor intensidade e freqüência.

 

Na infância, aconselhada pelo pediatra, as mães procuram os ortopedistas com seus filhos para avaliação dos pés chatos e deformidades das pernas (perna em tesoura).

 

Esses problemas avaliados e tratados ,quando necessário, mais precocemente tem melhor resultado.

Cirurgia do Quadril

 

O quadril é a articulação que une o membro inferior ao esqueleto axial. Está formado pelos ossos ilíaco e fêmur, sendo o primeiro formado por três outros ossos íleo, ísquio e pube, totalizando quatro ossos, daí a denominação de QUADRIL.

 

Essa articulação pode apresentar-se comprometida por doenças metabólicas, reumáticas, neoplásicas e traumáticas.

 

As principais patologias que acometem o quadril são:

 

  • Osteoporose e sua principal conseqüência; a fratura do colo femoral, de tratamento quase sempre cirúrgico.

  • Osteoartrose – desgaste da cartilagem articular de fêmur e ilíaco (acetábulo) resultando em aumento do atrito desses ossos e conseqüente dor. Pode requerer substituição por uma prótese.

  • Tumores Ósseos primários e secundários (metástases) também têm predileção pela articulação do quadril e a cirurgia de ressecção tumoral com fixação ou a fixação preventiva para que uma fratura não aconteça, é imperativa.

  • Necrose avascular da cabeça femoral, patologia que geralmente acomete adultos jovens. Deve ser tratada precocemente para evitar a completa destruição da articulação.

  • Fraturas, resultantes de traumas de alta energia nos pacientes jovens ou baixa energia nos idosos.

  • O avanço no conhecimento da anatomia e fisiologia dessa articulação, associado ao avanço tecnológico no desenvolvimento de novos materiais e desenhos das próteses de fixação e substituição dessa articulação, tornam a presença de um cirurgião de quadril nos grandes centros de ortopedia  indispensável. 

Ortopedia Pediátrica

 

Diversas afecções ortopédicas podem acometer a criança  já no nascimento (congênitas) como no decorrer do seu crescimento.

 

As alterações da forma do pé, do alinhamento das pernas e da marcha da criança são preocupações freqüentes dos pais e familiares, sendo que a maioria delas faz parte do seu desenvolvimento normal.

 

O trauma, as fraturas na infância e na adolescência merecem atenção especial em virtude das complicações que podem acarretar na vida adulta com seqüelas permanentes.

 

Em caso de dúvida é sempre interessante a avaliação por um ortopedista pediátrico.

Av. das Américas, 679 Salas 201 à 207

Barra da Tijuca - RJ

O Centro Ortopédico atende consultas de emergência.
  • Facebook Basic Black
  • Google+ Basic Black

© 2015 by Centro Ortopédico da Barra. Criado por VPBrasil

bottom of page